Livro trata sobre a história do Serviço Social no Brasil

70 Anos de Serviço Social no Brasil: tempo de reconhecimento do trabalho profissional, esse é o título do livro de Sarita Amaro, publicado esse ano pela editora Prismas.

A obra está à venda nas livrarias. Sarita é assistente social, mestre e doutora em Serviço Social. Atua há 16 anos como assistente social escolar no Rio Grande do Sul e é consultora ad hoc do Governo Federal. Leia, logo abaixo, o resumo do livro.
A conjuntura nacional e global mudou e o serviço social como profissão forjada na sociedade em que se insere se revisou e recriou sua identidade e projeto. Do alto dos mais de 70 anos de institucionalização da profissão no país, as conquistas são muitas e no compasso dos anos, sua ressonância social e política se dimensiona. Isso não significa dizer que não há pedras, só flores. O Serviço Social brasileiro, já em sua gênese é marcado por contradições, as quais o atravessam permanentemente (como um DNA) e são onipresentemente reapresentadas e submetidas a superações cotidianas. 70 Anos de Serviço Social no Brasil: tempo de reconhecimento do trabalho profissional, de Sarita Amaro (Editora Prismas, 2012) reconhece essa verdade, mas não se resume a essa critica circular. A obra avança em dar visibilidade a elementos que são importantes à profissão. Nesse sentido, conversa com gerações de profissionais que querem mudança, que acreditam nos pilares da profissão, dentre os quais estão a lei de regulamentação da profissão e o código de ética profissional. A obra conversa também com as novas gerações, de estudantes, de pesquisadores e de profissionais que acreditam no Serviço Social contemporâneo, de base critica e que assumem seu compromisso em efetivá-lo, interagindo com todos os assistentes sociais, com larga trajetória ou iniciante na profissão, que mesmo diante do caos social – e na verdade exatamente por conta dessa realidade – não desistem, persistem, resistem. (Editora Prismas, www.editoraprismas.com)

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Untitled Document

Fiscalização
Twitter