Foto: Reprodução
O Conselho Regional de Serviço Social de Goiás (CRESS-GO) divulga uma pesquisa nacional que investiga os impactos da intensificação do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no cotidiano de trabalho de assistentes sociais.
O estudo é coordenado pelo professor Jaime Hillesheim, do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGSS/UFSC) e coordenador da Região Sul I da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS).
A pesquisa busca compreender como o avanço tecnológico tem modificado as dinâmicas institucionais, os processos de trabalho e as condições do exercício profissional nos diferentes espaços sócio-ocupacionais do Serviço Social.
Participação da categoria
O formulário é destinado exclusivamente a assistentes sociais em exercício profissional (não docentes). O tempo médio de resposta é de 15 a 20 minutos, incluindo a leitura e aceite do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), exigido pelo Comitê de Ética em Pesquisa.
A participação das/os profissionais é fundamental para a produção de dados que subsidiem o debate crítico sobre o uso das tecnologias e a formulação de respostas profissionais diante dos desafios contemporâneos da área.
Importância do estudo
Com a intensificação do uso das TIC, especialmente após mudanças nos fluxos institucionais e nos modos de atendimento, o Serviço Social tem vivenciado transformações significativas em seus processos de trabalho. A pesquisa pretende mapear esse cenário e contribuir para a construção de conhecimentos que fortaleçam o exercício profissional.
Acesso ao formulário
O instrumento de coleta está disponível no link: https://docs.google.com/forms/d/1ee4hdJhlniok-DqxlZpybcv-soeM1RwIdCwEge0Z2c4/preview
O CRESS-GO convida as/os assistentes sociais de Goiás a participarem da pesquisa e colaborarem com a produção de conhecimento sobre o Serviço Social na contemporaneidade.
